Esta pesquisa procura examinar a obra Lavoura Arcaica, do escritor paulista Raduan Nassar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar que privilegia o diálogo entre teorias das ciências sociais e literárias. Esse exame procura atravessar a narrativa a partir de uma ótica que prioriza a vida em seu fluxo e totalidade. Para isso, num primeiro momento, estabelece-se as bases teóricas e metodológicas que vão atravessar essa análise. Ainda nesse primeiro estágio, explora-se o momento de reflexão atravessado pelos estudos literários e as novas possibilidades investigativas que surgem a partir de uma suposta crise da crítica. Em seguida, empreende-se um estudo acerca do corpo, apresentando sua importância para a narrativa e as mudanças epistemológicas e paradigmáticas pelas quais o corpo, enquanto temática, passou durante a história da filosofia e teoria ocidental, inclusive no campo da religião. Por fim, discute-se a questão da sexualidade, considerando as práticas transgressoras de André e estabelecendo a relação que essa noção de violação tem com o processo civilizador. Nesse ponto, também se aborda a questão do aprendizado e do desenvolvimento de habilidades no âmbito da sexualidade.
Palavras-Chave: Lavoura Arcaica. Corpo. Religião.
This research examines Lavoura Arcaica, by the writer Raduan Nassar, from an interdisciplinary perspective that favors dialogue between theories of social and literary sciences. That examination seeks to cross the narrative from a perspective that prioritizes life in its flow and wholeness. For this, at first, it establishes the theoretical and methodological foundations that go through this analysis. Still at this early stage, it explores the moment of reflection traversed by literary studies and new investigative possibilities that arise from an alleged crisis of criticism. Then undertakes a study about the body, showing its importance to the narrative and the epistemological and paradigmatic changes that the body, as subject, passed during the history of philosophy and Western theory, including in the field of religion. Finally, we discuss the issue of sexuality, considering the offending practices of André, and establishing the relationship that this notion of violation has with the civilizing process. At this point, we also addresses the issue of learning and skills development in the context of sexuality.