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Impasses da Autoria: Erotismo, morte e assinatura em Georges Bataille
By arisacra on qua, 21/06/2017 - 16:47
Nome do autor:
LIVIA LAENE OLIVEIRA DOS SANTOS
Nome do orientador:
ANTONIA TORREAO HERRERA
Banca:
ANTONIA TORREAO HERRERA
LUCIENE ALMEIDA DE AZEVEDO
JOSE CARLOS FELIX
Resumo:
Em linhas gerais, esse projeto consiste numa abordagem da obra do escritor francês Georges Bataille, através da sua produção ficcional, com o intuito de refletir sobre a construção de uma figura autoral, que ocorre, simultaneamente, quando da criação da obra. Considerando algumas formas de abordagem da noção de autoria e das implicações destas nos estudos das produções literárias, essa pesquisa aponta para uma das maneiras em que o ponto de vista do autor ainda pode ser retomado como categoria de análise textual, sem contudo voltar aos estudos autobiográficos. Para pensar tal questão, a pesquisa confronta a relação particular entre Georges Bataille e sua obra ficcional, observando e analisando como uma das marcas por ele produzida nessa obra permite identificá-lo como autor. Assim, essa dissertação pretende questionar de que forma a essas marcas definem a escrita de Bataille, conferindo a ele outra assinatura, e deslocar o foco de análise de seus textos das explicações biográficas tradicionais. Para tal fim, foram selecionadas e analisadas passagens de três obras ficcionais do autor: História do olho, Madame Edwarda e O morto, intentando refletir sobre a constituição dessa assinatura que é descolada da identidade civil, a fim de demonstrar como a relação entre morte e erotismo ao ser articulada a uma meticulosa prática de escrita, compõem os traços que singularizam a escrita batailliana, criando assim uma assinatura que o define enquanto autor de um conjunto de textos ficcionais, inclusive daqueles que assinou com pseudônimos.
Autoria. Erotismo. Morte. Assinatura.
Abstract:
This project broadly consists of an approach to the work of the French writer Georges Bataille by way of his fictional production, with the intention of reflecting on the construction of the authorial figure, which occurs simultaneously with the creation of the work. Aside from considering some forms of approach to the notion of authorship and their implications in the study of literary production, this investigation points to the way in which the point of view of the author might still be recuperated as a category of analysis, without returning, however, to autobiographic studies. In order to consider such a question, this investigation confronts the particular relationship between George Bataille and his vast theoretical and fictional work, observing and analyzing one of the characteristics of his narrative works which identifies him as author, namely: the indissociable and necessary relationship between erotic practices and the idea of death. Therefore this dissertation intends to question in what form the above-cited relationship defines Bataille’s writing, conferring on him another signature, and to shift the analytical focus of his texts away from traditional biographical explanations. To this end, the investigation concentrates on analyses of passages of the following fictional works of the author: History of the Eye; Madame Edwarda and The Dead man. In doing so, it attempts to reflect on the constitution of this signature, which is detached from its civil identity, in order to demonstrate how the relationship between death and eroticism, as linked to a tireless writing practice, constitutes the traces that singularly characterize Bataille’s writing, thus creating a signature that defines him as author of a conjunction of fictional texts, including those that he signed with pseudonyms.