A POÉTICA DOS ESPAÇOS NA OBRA DE ELIZABETH BISHOP: UMA EDIÇÃO GENÉTICA DOS POEMAS THE ARMADILLO E NORTH HAVEN

Autor: 
ELISABETE DA SILVA BARBOSA
Orientador: 
SILVIA MARIA GUERRA ANASTACIO
Banca: 
ANNE GREICE SOARES RIBEIRO MACEDO Participante Externo ROSA BORGES DOS SANTOS Docente MARCOS ANTONIO DE MORAES Participante Externo SILVIA LA REGINA Docente
Abstract: 

Abstract:

The objective of this thesis is to study and organize manuscripts of the poems North Haven and The Armadillo, written by the North-American author Elizabeth Bishop (1911-1979) in order to construct a genetic edition. Having the aim to study documents that help maintain cultural memory, the thesis proposes to discuss the condition of the modern manuscript nowadays. The genetic edition is an activity that also helps to preserve those fragile documents and their circulation since it pursues methods of presenting variable forms of textual representation, such as their facsimile, transcription, description, and critical study. Moreover, it presents the specific contexts related to the edited poems; among those are Bishop’s friendship with the poet Robert Lowell (1917-1977) who guarantees her presence in the North-American literary circles, or even her contracts with The New Yorker, the magazine responsible for the circulation of The Armadillo and North Haven for the first time. The theoretical construction of this thesis associates genetic criticism with theories of geographical nature capable to illuminate some aspects of Bishop’s textual creation. We have the assumption that there is a tendency, in her writings, to focus on space around her to translate it into poetry.

Keyword:

Elizabeth Bishop;Genetic Edition. Modern Manuscript. Space.

Resumo: 

Esta tese tem como objetivo estudar e organizar os manuscritos de trabalho da escritora norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979) relativos aos poemas North Haven e The Armadillo, resultando em uma edição genética. Ao voltar-se para documentos pertencentes à memória cultural, discute a condição do manuscrito moderno nos dias atuais, entendendo que a edição genética se torna uma atividade que tanto atua para a preservação desses documentos frágeis como para a sua circulação, já que busca métodos de apresentação dos manuscritos através de formas variadas de representação textual, quais sejam, o fac-símile, a transcrição, a descrição e o estudo crítico. Além disso, apresenta os contextos relacionados aos poemas editados, como a amizade de Bishop com o poeta Robert Lowell (1917-1977), o que garante à autora a sua presença nos círculos literários norte-americanos, ou contratos feitos com a The New Yorker, revista responsável pela veiculação de tais poemas pela primeira vez. A construção teórica da tese associa a crítica genética a teorias de cunho geográfico capazes de iluminar aspectos da criação textual da autora, já que partimos do pressuposto de que há uma tendência, em seus escritos, de espacializar o real para, assim, traduzi-lo em texto poético.

Palavras-Chave:

Elizabeth Bishop;Edição Genética. Manuscrito Moderno. Espaço

Data: 
quarta-feira, 19 Outubro, 2016 - 10:30