GATTAI E AMADO: RETALHOS DE AUTOMEMORIOGRAFIAS – PERFORMANCE, AUTOFIGURAÇÕES E ASSINATURA

Autor: 
ANA CAROLINA CRUZ DE SOUZA
Orientador: 
IGOR ROSSONI
Banca: 
LUCIENE ALMEIDA DE AZEVEDO Docente NOÉLIA BORGES DE ARAUJO Docente JORGE DE SOUZA ARAUJO Participante Externo ANDRE LUIS MITIDIERI PEREIRA Participante Externo
Abstract: 

Investigative corpus of this thesis consists of the books O menino grapiúna (1982) and Navegação de cabotagem (1992) by Jorge Amado, Anarquistas, graças a Deus (1979), Um chapéu para viagem (1982), Senhora dona do baile (1984) and Jardim de inverno (1988) by Zélia Gattai. The study aims mainly to analyze aspects of memorialistic nature and autobiographical enrolled in the books, in order to understand the gears of construction self figuration and authoring. This research has in six chapters, with the initial considerations - “Puxando o fio da meada” and conclusion - “Tecendo os últimos fios”. Each chapter highlights certain facets of automemoriographics by Amado and by Gattai that lead to think about the return of the author and intention, expensive ideas to contemporary literature. The adopted methodological procedure consists of literature and comparative study. It will be held analytical study supported in the method of biographical criticism, from which we try to peer into the construction of autobiographical and literary profile outlined by the authors and / or the consecration of the plots woven in the narratives construction.

Resumo: 

O corpus investigativo desta tese é constituído pelas obras O menino grapiúna (1982) e Navegação de cabotagem (1992), de Jorge Amado, Anarquistas, graças a Deus (1979), Um chapéu para viagem (1982), Senhora dona do baile (1984) e Jardim de inverno (1988), de Zélia Gattai. O estudo objetiva, sobretudo, a analisar aspectos de cunho memorialístico e autobiográfico inscritos nas obras, com vistas a entender as engrenagens de construção de autofiguração e de autoria. A pesquisa dispõe-se em seis capítulos, contando com as considerações iniciais – “Puxando o fio da meada” – e as considerações finais – “Tecendo os últimos fios”. Cada capítulo põe em relevo certas facetas das automemoriografias de Amado e Gattai que levam a pensar no retorno do autor e da intenção, noções caras à literatura contemporânea. O procedimento metodológico adotado constitui-se de pesquisa bibliográfica e estudo comparado. Será realizado estudo analítico respaldado no método da crítica biográfica, a partir do qual procuramos perscrutar a construção de perfil autobiográfico e literário delineado pelos autores e/ou as tramas da consagração tecidas na malha textual das narrativas.

Data: 
segunda-feira, 30 Maio, 2016 - 09:30