Abertura oficial do Semestre 2015.1 do PPGLitCult

Caros professores e alunos do PPGLitCult,
Nessa segunda-feira, dia 02 de março de 2015, estamos retomando as aulas e desejamos que todos tenham tido ótimas férias e que estejam com as energias renovadas para que possamos prosseguir o trabalho que desenvolvemos, com muita alegria e responsabilidade.

Para dar início às nossas atividades a todo vapor, temos enorme prazer em convidá-los a participarem da abertura oficial do ano letivo de 2015 do nosso Programa, que se realizará na sexta-feira, dia 06 de março, de 14 às 17 h, no Auditório da FACOM, com a realização da mesa-redonda "Potências das Margens no Espaço Literário", que contará com a participação dos Professores João Camillo Penna (UFRJ) e Denise Carrascosa (UFBA) e do escritor Luiz Alberto Mendes.
O evento será seguido do lançamento do livro "Técnicas e políticas de si nas margens: seus monstros e heróis, seus corpos e declarações de amor" (Ed. Appris, 2015), de autoria de nossa colega Denise Carrascosa.
Segue abaixo informações sobre o evento:
Abertura oficial do semestre letivo do PPGLitCult

Mesa-redonda Potências das Margens no Espaço Literário

Data: 06 de março
Horário: de 14 às 17 h
Local: Auditório da FACOM
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA

Participantes:

Denise Carrascosa França - Professora Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Departamento de Letras Germânicas). Bacharel em Letras com ênfase em Tradução pela Universidade Salvador e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFBA. Mestre e Doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pelo Instituto de Letras da UFBA. Ensina literaturas anglófonas na graduação e é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. Atualmente, pesquisa narrativas contemporâneas, em inglês e português, em uma articulação com os seguintes temas: literatura como performance, escritas de si, políticas de si, corpo e subjetividades marginais. Líder do grupo de pesquisa: Literatura como performance, narrativas de si, políticas de si. Coordenadora do Projeto de Extensão Corpos Indóceis & Mentes Livres, que faz uso da arte literária em sentido expandido como tecnologia de produção política de si para sujeitos em situação de encarceramento. Organizou o livro Cartografias da subalternidade: diálogos no eixo Sul-Sul (EDUFBA), em parceria com Marynize Prates e Maurício Matos.

João Camillo Penna – Possui Graduação em Letras Modernas - Universidade de Paris VIII (1982), Mestrado em Letras Modernas - Universidade de Paris VIII (1983) e Doutorado em Literatura Comparada - Universidade da California, Berkeley (1993). É Professor Associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade de Letras, no Departamento de Ciência da Literatura. Foi Professor Assistente da Universidade de Washington no Departamento de Romance Languages and Literatures (1992 -1997), Professor Visitante na Universidade da California, Santa Barbara (1997-1998), e na Universidade da California, Berkeley (2007). Fez Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ; 2002) e na Universidade Paris Diderot-Paris VII (2012). É autor dos livros Escritos da sobrevivência. (Ed. 7Letras/FAPERJ, 2013), Parador (Ed. Móbile, 2011) e Drummond : testemunho da experiência humana (Ed. Abravídeo, 2011). Organizou as seguintes coletâneas: Comunidades sem fim (em parceria com Ângela Maria Dias, Ed. Circuito, 2014) e A imitação dos modernos (Ed. Paz e Terra, 2000).

Luiz Alberto Mendes – Nasceu em São Paulo, no bairro paulistano de Vila Maria. Autodidata, passou boa parte da vida em reformatórios e penitenciárias do estado de São Paulo. Depois de cumprir 32 anos de prisão, o ex-detento tornou-se um escritor e colunista respeitado. Atualmente promove oficinas de leitura e escrita em penitenciárias e na periferia de São Paulo. É autor dos livros Memórias de um sobrevivente, (Ed. Companhia das Letras, 2001), Tesão e prazer (Geração Editorial, 2004), Às cegas (Ed.Companhia das Letras, 2005), Cela forte (Ed. Global, 2012) e Desconforto (Ed. Reformatório, 2013).
Contamos com a participação de todos e solicitamos-lhes que colaborem com a divulgação do evento.
Atenciosamente,
Rachel Esteves Lima