Confluências temporais em Clarice Lispector: Análise de “Uma Aprendizagem” e “Água Viva”

Nome do autor: 
Marília Danielle Santos Cerqueira
Nome do orientador: 
Igor Rossoni
Banca: 
Igor Rossoni Maria das Graças Meirelles Correia Lígia Guimaraes Telles
Resumo: 

 
Apresenta reflexões acerca da questão do tempo em representações literárias, com ênfase à narrativa de Clarice Lispector. Nesta perspectiva, observa-se que o tempo condiciona-se a estados psíquicos das personagens e narrador; e por isso, verifica-se instável, fragmentado e sem linearidade. É corrente a utilização retórica da movimentação temporal proeminente do fluxo da consciência no desenvolvimento da estratégia discursiva. Porém, a experiência da sucessão do tempo pode se apresentar por meio de aspectos objetivos, caracterizados como cronológicos, ou pela sensação psíquica de transição temporal. Assim, por intermédio de seleção e estudo de referencial teórico sobre Clarice Lispector e a questão do tempo, identifica-se a ligação entre manifestações temporais cronológicas e psicológicas, verificáveis tanto na estrutura da narrativa, a qual infere ilusão de fluxo temporal, quanto no tema, devido às reflexões empreendidas a respeito da relação entre “ser” e tempo. É perceptível, de modo geral, inquietações a respeito da influência temporal na literatura e vivência humana, dentre filósofos e críticos literários. Deste modo, evidenciam-se concepções como as de Bergson (1988), Heidegger (1989), Paul Ricoeur (2010) e Benedito Nunes (2002), com objetivo de sustentar argumentos. Neste sentido, a análise reflexiva das obras, “Uma aprendizagem” e“Água viva”, identifica e expõe recursos retóricos de manipulação temporal, além de desenvolver comentário crítico a respeito da utilização de estratégias e técnicas discursivas na composição literária de Clarice Lispector, as quais comprovam a manifestação de confluências temporais.

Abstract: 

 
It presents reflections about issue of the time in literary representations, with emphasis on the narrative of Clarice Lispector. In this perspective, it is observed that the time depends on psychological states of characters and narrator, and therefore time becomes unstable, fragmented and non-linearity. It is common to rhetoric use of the time liked to the consciousness temporal flow in the development of discursive strategy. But experience of the succession of time can present itself through objective aspects, characterized as chronological, or the psychic sense of temporal transition. Thus, through selection and theoretical study about Clarice Lispector and the question of time, it identifies the link between temporal manifestation chronological and psychological verifiable such in the structure of the narrative, witch infers illusions of temporal flux, as the theme, because the reflections about the relationship between “being” and time. It is noticeable, in general, concerns about the temporal influence on literature and human experience, among philosophers and literary critics. Thus, it shows the concepts of Bergson (1988), Heidegger (1989), Paul Ricoeur (2010) and Benedito Nunes (2002), with the goal of supporting arguments. In this sense, reflective analysis about the works, “Uma aprendizagem” e “Água viva”, identifies and exposes rhetorical handling time, and develops critical commentary about the use of discursive strategies and techniques in literary composition of Clarice Lispector, which prove the
manifestation of temporal confluences.

Data: 
terça-feira, 26 Março, 2013 - 14:00