A austríaca Ingeborg Bachmann foi uma das escritoras de língua alemã mais importantes nas primeiras décadas do Pós-Guerra. Seu êxito, sua literatura engajada e inovadora contribuíram muito para o sucesso do grupo literário Gruppe 47, constituído pela geração jovem do Pós-Guerra. As relações humanas, sobretudo o fascismo nas relações cotidianas, especialmente aquele que se manifesta nas relações entre homens e mulheres, os limites sociais que cerceiam as relações humanas e a felicidade individual são temas constantes em suas obras em prosa. As peças radiofônicas Ein Geschäft mit Träumen (Uma loja de sonhos), 1952, e Der gute Gott von Manhattan (O bom Deus de Manhattan), 1957 – obras apresentadas neste trabalho – abordam esses temas cruciais para Bachmann, que cria, nessas obras, personagens presos em limites sociais, mas que desenvolvem certa autonomia e liberdade e, dessa maneira, tentam ampliar as bordas que limitam comportamentos e modos de sentir nas culturas fictícias apresentadas pela escritora nessas obras. Neste trabalho, ambas peças radiofônicas são abordadas a partir da perspectiva histórica; as ações e personagens são relacionados a eventos históricos mundiais da década de 1950 no contexto da Guerra Fria e também à situação da mulher na sociedade estadunidense. Além da referência à Guerra Fria, os três sonhos da personagem central da peça Uma loja de sonhos são abordados sob a ótica dos estudos sobre os sonhos de Carl G. Jung. Os temas amor e tempo são centrais na análise de ambas as peças radiofônicas. Essa relação entre as obras é abordada na análise da peça radiofônica O bom Deus de Manhattan, em que se apresenta, com base nos estudos sobre o tema de Regina N. Lins (2013), sobre a situação da mulher na cultura estadunidense, cujos costumes e hábitos são contraponto da personagem central feminina dessa peça radiofônica. A música também se mostra como elemento que diferencia as personagens centrais das duas obras; a música, o amor e o tempo seriam elementos que dão às personagens forças para o desenvolvimento de sua autonomia, e para o exercício de sua liberdade e alargamento de seus próprios horizontes. Os meios de comunicação e de entretenimento aparecem como forças de controle sobre o tempo e sobre a qualidade afetiva no amor. Essas personagens – representantes dos meios de comunicação e de entretenimento – são abordadas com base no pensamento elaborado por Michal Foucault a respeito das relações de forças e produção de verdade.
Palavras-Chave: Ingeborg Bachmann. Literatura Pós-Guerra. Guerra Fria. Grupo 47.Peça radiofônica.
The Austrian Ingeborg Bachmann was one of the most important writers of the German language in the early decades of the Post War Period. Her success, as well as her politically engaged and innovation literature largely contributed to the success of the literary group Die Grupe 47, composed by the Post War youth generation. The human relations, especially Fascism in everyday relations, particularly manifested in the relations between men and women, the social limits which restrict the human relations, as well the individual happiness, are frequent themes in her prose. In the radio plays Ein Geschäft mit Träumen (A Deal with Dreams), 1952, and Der gute Gott von Manhattan (The good God of Manhattan), 1957, the author discusses these crucial themes and she creates characters bound to social limits but who develop some autonomy, freedom and feelings in the fictitious cultures presented by the writer in these works. In this research, both radio plays were discussed from a historical perspective, the actions and characters are connected to worldwide historical events in the 1950s, during the Cold War, woman's situation in the American society at that time is focused in the text. In addition to the reference to the Cold War, the three dreams of the main character of A Deal with Dreams through the perspective of Carl Jung's studies on dreaming. Love and time are fundamental themes in the analysis of both radio plays. The relation between both texts is discussed in the analysis of the radio play The good God of Manhattan, present based on Regina N. Lins's studies (2013) on the subject: the situation of women in the American culture, whose costums and habits are the counterpoint of the main female character of such radio play. Music is also presented as an outstanding element related to the main characters in both plays. Music, love and time are elements that give power for the characters to develop autonomy, to make them free and expand their own horizons. Communication and mediatic are powerful elements to control time and love. Characters are involved with communication and mediatic and this is discussed taking into account Michel Foucault's studies on power relations and truth.
Keyword: Ingeborg Bachmann. Post War Literature. Cold War. Group 47. Radio play.