No âmbito da dramaturgia baiana, produzida durante a década de 1970, período em que a sociedade vivia, politicamente, sob regime ditatorial, destaca-se a atuação dos grupos de teatro amador. Imbuídos de uma ideologia que privilegiava a abordagem de temas relacionados à crítica social, tais grupos lutavam pela popularização da arte teatral. Nesse contexto, apresenta-se o Amador Amadeu, grupo atuante na Bahia, entre 1975 e 1978. Fazem parte da produção dramatúrgica do grupo os textos teatrais Pau e Osso S/A, Gran Circo Raito de Sol ou Gran Circo Latino Americano e O Cabaret O Segredo de Laura apresenta: Xô, galinha show. Desse dossiê, recortou-se para edição e estudo o texto Pau e Osso S/A. Desse modo, neste trabalho, em perspectiva filológica, na vertente da Crítica Textual, buscou-se editar e examinar os processos de produção, transmissão e circulação de Pau e Osso S/A, analisado como processo e produto de determinada configuração sóciohistórica, política e cultural, lendo, na trama do texto, o teatro amador. Como resultado da pesquisa, têm-se a edição interpretativa e o estudo crítico do texto selecionado, o que possibilita a reflexão acerca da prática censória e de suas consequências para a produção dramatúrgica baiana.