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O SERTANEJO EM PATATIVA DO ASSARÉ E EL GAUCHO NA OBRA MARTÍN FIERRO DE JOSÉ HERNÁNDEZ: DUAS FACES ESCULPIDAS NA REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA

Nome do autor: 
LILIANA ALICIA LAVISSE TEIXEIRA
Nome do orientador: 
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Banca: 
ALVANITA ALMEIDA SANTOS EDILENE DIAS MATOS LIVIA MARIA NATALIA DE SOUZA SANTOS
Resumo: 

Este trabalho apresenta o resultado de pesquisas realizadas em torno das obras de dois poetas: Patativa do Assaré, do século XX, no Brasil, e José Hernández, do século XIX, na Argentina, estabelecendo comparações com base na representação identitária, com abordagens sobre Literatura Popular, oralidade e performance. A Literatura Popular, menosprezada durante muito tempo, tem sido alvo de estudos a partir da segunda metade do século XX; no seu seio, os dois poetas em questão expressaram o sentir de suas comunidades e, por isso, tornaram seus personagens − o sertanejo e o gaucho − representantes da identidade nacional de seus países. O caboclo e o gaucho foram escolhidos para essa finalidade por serem filhos autóctones dessa terra cheia de misturas. Aspectos da natureza e personagens se entrelaçam nesta investigação para demonstrar a influência do espaço sobre a identidade dos indivíduos que, atingidos também pelas vicissitudes da vida, sofreram mudanças constantes numa época em que se procurava por uma identidade fixa. Os autores se empenharam em refletir o pensamento do sertanejo e do gaucho que, como selo de originalidade, se revelaram em uma espécie de filosofia de quem, sem estudar, aprende com a natureza. Nesse entrecruzamento realizado, surgiram semelhanças e diferenças, às vezes surpreendentes, que são apontadas como marcas importantes, em se tratando de autores e personagens de espaços e tempos diferentes. As análises de poemas e os estudos teóricos, em torno da oralidade e da performance resultaram em um diálogo que se considera salutar entre academias da Argentina e do Brasil, um intercâmbio interessante, senão valioso.

Sertanejo; Gaucho; Patativa do Assaré; José Hernández; Literatura Popular; Oralidade; Performance.

 

Abstract: 
ABSTRACT This paper presents the results of studies carried out around the works of two poets: Patativa do Assaré, of the twentieth century in Brazil, and José Hernández, of the nineteenth century, in Argentina, making comparisons based on the identity representation with approaches on Literature Popular, orality and performance. The Popular Literature, overlooked for a long time, have been investigated from the second half of the twentieth century, at its core, the two poets in question expressed the feeling of their communities and, therefore, become their characters - the backcountry and the gaucho - representatives of the national identity of their countries. The Caboclo and the Gaucho were chosen for this purpose because they are native sons of lands full of mixtures. Aspects of nature and characters intertwine in this investigation to demonstrate the influence of space on the identity of the individuals, who were affected also by the vicissitudes of life, suffered constant changes at a time when it looked for a fixed identity. The authors have attempted to reflect the thinking of the backcountry and gaucho that, as a seal of originality, have proved a kind of philosophy of whom, without studying, learning with the nature. In that crisscross done, similarities and differences emerged, sometimes surprising, that are considered important brands, when it comes to authors and characters from different times and spaces. The analyzes of poems and theoretical studies, around orality and performance resulted in a dialogue that is considered beneficial between Academies in Argentina and Brazil, an interesting exchange, either valuable.
Backcountry. Gaucho. Patativa do Assaré. José Hernández. Popular Literature. Orality. Performance.

 

Data: 
Friday, 21 March, 2014 - 16:15