POÉTICAS ENCRUZILHADAS: JOSÉ CRAVEIRINHA, SOLANO TRINDADE E GOG

Nome do autor: 
GABRIEL NILTON ANJOS DOS SANTOS
Nome do orientador: 
JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
Banca: 
JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO FLORENTINA DA SILVA SOUZA JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
Resumo: 

O presente trabalho tem como objetivo pensar em que medida as poéticas de José Craveirinha, Solano Trindade e Genival Oliveira Gonçalves (mais conhecido como GOG) reivindicam lugares discursivos que demarcam uma identidade literária que percorre temas não tão consagrados pelos estudos literários tradicionais. Para tanto, será analisado um livro (mas não todos os poemas) de cada autor, a saber: Xigubo, Poemas Antológicos e A Rima Denuncia, respectivamente. Pode-se afirmar que as relações estabelecidas entre literatura e sociedade fomentam lugares de fala cujas representações sinalizam sempre relações de poder. Igualmente, refletir sobre as produções desses poetas significa tensionar concepções consagradas sobre o fazer literário e o papel político do escritor em relação às discussões sobre a identidade nacional e o apagamento e/ou folclorização da imagem do negro. Há o interesse aqui de se pensar esses textos e suas possíveis sinalizações estéticas, bem como a forma como a linguagem, neles, configura-se corpo enquanto mecanismo de expressão identitária e ancestralidade. Esses autores evocam lugares discursivos que, historicamente, foram apagados pelo processo colonial, o que reforça ainda mais o interesse desta pesquisa em confrontar as estratégias liminares utilizadas pelos escritores aqui referidos para escapar às perversas heranças coloniais que produzem, na diáspora, o que Fanon chamou de escravidão mental. Assim, espera-se que o exercício aqui proposto funcione como uma provocação epistemológica, literária e política, a fim de que os estudos étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira sejam cada vez mais aprofundados.

Palavras-Chave: Encruzilhada. Literatura negra. Identidade. Solano Trindade. José Craveirinha. GOG.

Abstract: 

This paper aims to reflect the extent to which the poetics of José Craveirinha, Solano Trindade and Genival Oliveira Gonçalves (known as GOG) claim discursive places that mark a literary identity that runs themes not as established by traditional literary studies. Thus, a book will be reviewed (but not all poems) of each author, namely: Xigubo, Anthologies Poems and Rima Denounces respectively. It can be said that the relations between literature and society foster speaks of places whose representations always signal power relations. Also, think about the production of these poets means tension consecrated conceptions of literary and make the political role of the writer in relation to the discussions on national identity and the deletion and/or folklorization the black image. There is interest here to think about these texts and their possible aesthetic signs, as well as how the language in them sets up body as a mechanism of identity expression and ancestry. These authors evoke discursive places that historically have been deleted by the colonial process, which further enhances the interest of this research to confront the injunctions strategies used by the writers here referred to escape the evil colonial heritages that produces in the Diaspora which Fanon calls mental slavery. Thus, it is expected that the exercise proposed here works as an epistemological challenge, literary and political, so that ethnic and racial studies and the teaching of history and African culture and Black-Brazilian are increasingly deepened.

Keyword: Crossroads. Black literature. Identity. Solano Trindade. José Craveirinha. GOG.

Data: 
Monday, 30 March, 2015 - 10:45