Bemvindo Sequeira e a Cena Política nas Tramas de Me Segura Eue Eu Vou Dar Um Voto: Edição e crítica filológica do texto teatral

Nome do autor: 
HUGO LEONARDO PIRES CORREIA
Nome do orientador: 
ROSA BORGES DOS SANTOS
Banca: 
ROSA BORGES DOS SANTOS GILBERTO NAZARENO TELLES SOBRAL ELIZABETH SANTOS RAMOS
Resumo: 

O Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, é marcado historicamente pelo Regime Militar. Nesse período, o Estado, através da repressão, censurava os textos que teciam críticas ao regime vigente e às instituições representativas das esferas de poder. O Teatro era um dos alvos da censura, as peças antes de serem encenadas tinham os seus roteiros enviados para a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP) do Departamento de Policia Federal (DPF), onde o censor, lastreado pela legislação vigente, fazia a censura ao texto, através de pareceres que indicavam cortes ou a proibição de certas cenas ou palavras ou do texto completo. Dentre as peças encenadas nessa época, cabe destacar Me segura que eu vou dar um voto, de Bemvindo Siqueira. O texto traz uma crítica, através de uma linguagem cômica, à ditadura, à sociedade, aos políticos e aos partidos políticos da Bahia e do Brasil, no momento de abertura política.Para o tratamento teórico-metodológico do texto em questão, no campo dos estudos filológicos, conciliam-se as críticas textual e sociológica. Essa peça sofreu diversas intervenções de diferentes atores sociais em momentos distintos: autor, censores. Desse modo, desenvolveu-se, partir do dossiê montado, um estudo da tradição textual para compreender o processo de produção e transmissão do texto, considerando as marcas que se apresentam na construção do tecido textual e a circulação do texto nos bastidores da Censura Federal. Como produto final, apresentam-se as edições interpretativa, em suporte papel e digital, e fac-similar (digital), além de um arquivo hipertextual, com as edições, documentos censórios e matérias de jornal.

Filologia. Bemvindo Sequeira. Ditadura Militar. Censura. Teatro. Edição de texto.

 

Abstract: 
Brazil, between 1964 and 1985, had been historically marked by the Military Regime. During this period, the State , through repression, censored texts that wove criticism of the current regime and representative institutions ruling spheres. Theater was one of the targets of censorship, plays before they were staged had scripts sent to the Division of Censorship and Public Entertainment (DCPE) of Federal Police Department (FPD), where the censor, backed by legislation at the time, censored play scripts through referrings indicating cuts or advicing the prohibition of some scenes or words or all text. Among the plays performed at that time, it is worth mentioning Meseguraqueeuvoudar um voto, by Bemvindo Sequeira. This text provides a critique, through a comical language, to dictatorship, society, politicians and political parties of Bahia and Brazil, at the moment of political openness. For both theoretical and methodological treatment of the present text, in philological studies field, were gathered textual and sociological criticism. This play had undergone various interventions in different social actors at different times: author, censors. Thus , it has developed , from the dossier assembled, a textual tradition study to understand the process of text production and transmission, considering traits that come over in textual framing and circulation of the text on Federal Censorship sidelines. As a final product, interpretative editions are presented, in paper and digital basis and facsimile (digital), besides a hypertext file with the edits, censoring documents and newspaper articles.
Philology. Bemvindo Sequeira. Military dictatorship.Censorship. Theatre. Textediting.

 

Data: 
Monday, 7 July, 2014 - 17:45