O AUTOR JOSÉ SARAMAGO EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: ONDE UM OLHAR MODERNO SE COMBINA A UMA REPRESENTAÇÃO ENSAÍSTICO-ALEGÓRICA

Nome do autor: 
DIOGENES PEREIRA DA SILVA
Nome do orientador: 
DENISE CARRASCOSA FRANCA
Banca: 
DENISE CARRASCOSA FRANCA MÁRCIO RICARDO COELHO MUNIZ ANNA AMELIA DE FARIA
Resumo: 

O objeto de pesquisa deste trabalho foi montado a partir de seleção e coleta de parte de intervenções discursivas não ficcionais do escritor José Saramago (entrevistas, palestras e artigos veiculados pelos meios de comunicação) somadas ao estudo analítico-crítico do seu romance Ensaio sobre a Cegueira, que é o cerne do corpus de estudo dessa dissertação. Sobre esse objeto de pesquisa, possibilito, desenvolvo e viabilizo meu objetivo: uma leitura analítico-crítica do romance saramaguiano Ensaio sobre a Cegueira, discutindo questões teóricas relativas às noções de modernidade e alegoria que correlaciono ao tecido narrativo dessa obra romanesca. A partir dessa abordagem teórica sobre o corpus de estudo, penso ter chegado às seguintes reflexões: o autor José Saramago se inscreveu e foi inscrito (pela crítica especializada e não especializada, além do mercado editorial e de comunicação) como um autor que discute problemas agudos e crônicos da humanidade contemporânea, ao criticar o modus operandi, o modus vivendi, o ethos e a práxis das sociedades ocidentais e propor profundas mudanças para os sujeitos e para a estrutura dos Estados que as regem. Para tanto, o escritor português lança seu olhar moderno sobre o Ocidente contemporâneo, tecendo sua análise crítica, através de uma combinação estética entre representação alegórica e ensaística na composição de seu discurso romanesco ficcional.

Literatura em língua portuguesa. José Saramago. Ensaio sobre a Cegueira. Modernidade. Alegoria.

 

Abstract: 
The object of research of this work was assembled from the selection and collection of discursive nonfictional interventions of the writer José Saramago (interviews, lectures and articles circulated through the media) summed up with the analytical and critical study of his novel Ensaio sobre a Cegueira, which is the core of this thesis corpus. Concerning this object of research, I undertook my objective: an analytical, critical and indicial reading of the novel, discussing the theoretical issues of modernity and allegory, which I correlate to the narrative fabric of the novel’s work. From this theoretical approach to the study of the corpus, I have come to conclude that the author José Saramago inscribed himself and was inscribed (by critics and not specialized criticism, in addition to the publishing market and media) as an author who discusses acute and chronic problems of contemporary humanity, when he criticizes the modus operandi, the modus vivendi, the ethos and practice of Western societies, and proposes major changes to the subjects and the structure of states that govern them. In order to do so, the Portuguese writer casts his modern look to the contemporary West, weaving his critical analysis through an aesthetical combination betweeen an allegorical and essayistic representation in the composition of his novel’s fictional speech.
Portuguese literature. José Saramago. Ensaio sobre a Cegueira. Modernity. Allegory.

 

Data: 
Monday, 22 December, 2014 - 14:00