O Padre Imoral: Representação do Padre Concubinado na Literatura

Nome do autor: 
ADRIANO PORTELA
Nome do orientador: 
MARLENE HOLZHAUSEN
Banca: 
MARLENE HOLZHAUSEN ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL IGOR ROSSONI
Resumo: 

Procuramos analisar a representação do Padre nas obras naturalistas O Crime do Padre Amaro, do português Eça de Queirós, e O Missionário, do brasileiro Inglês de Sousa. Para tal, primeiramente delineamos a natureza literária da personagem Padre, traçamos um panorama de sua representação na literatura, sobretudo do século XIX, e evidenciamos a influência do anticlericalismo nessa representação, como decorrência dos embates políticos entre a Igreja e as ideologias políticas, filosóficas e científicas do Dezenove. Depois, analisamos a representação do padre concubinado em O Crime do Padre Amaro, mediante os conceitos de outsider, de Norbert Elias e Jonh L. Scotson (2000) e de Howard S. Becker (2009), e estereótipo, de Marcos E. Pereira (2002), identificando a imoralidade como traço característico da caracterização do Pe. Amaro. Através desses conceitos, interpretamos a representação do padre concubinado como uma reação social contra o desvio da disciplina do celibato clerical, que se constitui uma infração aos ideais de masculinidade burguesa e de moral cristã-católica. Por fim, analisamos a representação do padre concubinato em O Missionário, através do conceito de entre-lugar, de Silviano Santiago (2000), identificando os deslocamentos existentes na caracterização de Pe. Antônio de Morais, em relação à representação do Padre no Naturalismo europeu e em toda literatura do século XIX. O conceito de entre-lugar possibilitou interpretar o concubinato do Padre, pela ótica da moral indígena, e não da masculinidade burguesa e da moral cristã-católica. Desse modo, evidenciamos a originalidade do texto de Inglês de Sousa e a atuação dos valores dominantes no Dezenove na representação estereotipada do padre concubinado, atravessada pela imoralidade, nos romances naturalistas.

Padre concubinado. Naturalismo. Imoralidade. Eça de Queirós. Inglês de Sousa.

 

Abstract: 
We tried to analyze the representation of the Father in naturalistic works The Crime of Father Amaro, the Portuguese Eça de Queirós , and The Missionary, the Brazilian Inglês de Sousa. To do this, first outline the nature of the literary character Father, we draw a picture of their representation in literature, especially of the nineteenth century, and noted the influence of anticlericalism in this representation, as a result of political struggles between the Church and the political, philosophical ideologies and scientific of the Nineteen. Then we analyze the representation of unmarried partner priest in The Crime of Father Amaro, through the concepts of outsider, Norbert Elias and John L. Scotson (2000) and Howard S. Becker (2009) and stereotype, Marcos E. Pereira (2002), identifying immorality as the characteristic feature of the characterization of Father Amaro. Through these concepts, we interpret the representation of unmarried partner priest as a social reaction against the diversion of the discipline of clerical celibacy, which constitutes an offense to the ideals of bourgeois masculinity and Christian-Catholic morality. Finally, we analyze the representation of unmarried partner priest in Missionary, through the concept of in-between place, Silviano Santiago (2000), identifying existing dislocations in the characterization of Father Antônio de Morais, in relation to the representation of Father Naturalism in Europe and literature throughout the nineteenth century. The concept of in-between place possible to interpret the concubinage of the Father, from the perspective of indigenous moral, and not of bourgeois masculinity and Christian-Catholic morality. Thus, we noted the originality of the text of Inglês de Sousa and the performance of the dominant values in the Nineteen stereotypical portrayal of the unmarried partner priest, crossed by immorality, the naturalist novels.
unmarried partner Father. Naturalism. Immorality. Eça de Queirós. Inglês de Sousa.

 

Data: 
Tuesday, 15 July, 2014 - 16:45