O processo de Criação de Um Porto para Elizabeth Bishop, de MArta Góes: Proposta de uma Edição Genética

Nome do autor: 
RAQUEL BORGES DIAS
Nome do orientador: 
SILVIA MARIA GUERRA ANASTACIO
Banca: 
SILVIA MARIA GUERRA ANASTACIO ANNE GREICE SOARES RIBEIRO MACEDO MARLENE HOLZHAUSEN
Resumo: 

O presente estudo analisou o processo de criação de peça Um Porto para Elizabeth Bishop (2001), um monólogo para ser encenado , escrito por Marta Góes. A peça das uma releitura da vida e obra de Elizabeth Bishop, uma das maiores poetisas do século XX que, nas décadas de 50 e 60, residiu no Brasil. Buscou-se entender como se desenvolveu o processo de escritura da referida peça, cujos primeiros indícios podem ser identificados no manuscrito disponibilizado pela dramaturgia. A fim de analisar esse processo de criação, os estudos da Crítica Genética serviram de embasamento teórico-metodológico, partindo de reflexões propostas especialmente pelos geneticistas Almuth Grésillon (1994) e Pierre-Marc de Biasi (2000). Foi proposta e realizada uma edição genética do material disponível a fim de tornar acessível o referido manuscrito de Marta Góes às pessoas que se interessam por essas áreas de conhecimento.

Elizabeth Bishop. Marta Góes. Processo de Criação. Manuscritos. Edição Genética.

 

Abstract: 
This study has analyzed the creative process of a dramatic monologue to be performed on stage, called A Safe Haven for Elizabeth Bishop, first published in Brazil as Um Porto para Elizabeth Bishop (2001), by Marta Góes. The play recreates the life and work of Elizabeth Bishop, one of the greatest poets of the twentieth century, who lived in Brazil in the fifties and sixties. We have sought to understand how the writing process of the play has taken place by retracing the first indexes of such process identified in the manuscript provided by the author. In order to develop the referred analysis of such creative process, we have used Genetic Criticism as its theoretical and methodological basis, especially taking into account reflections by the geneticists Almuth Grésillon (1994) and Pierre-Marc de Biasi (2000). A genetic edition of the available material was proposed and developed in order to make the writing process of Marta Góes’s play accessible to people who are keen on studying such a field of interest.
Elizabeth Bishop. Marta Góes. Creation Process. Manuscripts. Genetic Edition.

 

Data: 
Monday, 21 July, 2014 - 16:30