Sertões, diásporas e parabólicas: Estudo de representações do Nordeste contemporâneo no romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito

Nome do autor: 
Juliana Oliveira Lesquives
Nome do orientador: 
Sandro Santos Ornellas
Banca: 
Sandro Santos Ornellas Roberto Henrique Seidel Alvanita Almeida Santos
Resumo: 

Este trabalho investe no estudo das imagens de Nordeste presentes no romance Galiléia (2008), do escritor Ronaldo Correia de Brito, e do modo como estas imagens se relacionam com a consciência nacional, com as imagens cristalizadas sobre a região e com as questões que perpassam as reconfigurações dos territórios e das identidades na contemporaneidade. Parte-se do entendimento de ser o Nordeste brasileiro um conjunto de imagens e de discursos, produto de uma repetição, por vezes, exaustiva de cenas que se delinearam, principalmente, através de produções artísticas, emergindo em um determinado período histórico: início do século XX. Esses discursos produziram a ideia de um Nordeste fechado, bem delimitado e facilmente reconhecível, tentando englobar uma multiplicidade de subjetividades em uma identidade aparentemente uniforme e determinada pelo território. Este trabalho discute como esses discursos que se consolidaram acerca do espaço Nordeste reaparecem em Galiléia (2008) entrelaçados a discursos outros que possibilitam a ressignificação da região, compreendida não mais como espaço meramente inscrito na natureza, mas a partir de seu caráter histórico e político e delineado pelas representações culturais. A análise aponta para a existência de reelaborações desses discursos, que implicam em contundentes estratégias de desmantelamento da naturalização acerca do Nordeste. Investigando a confluência discursiva entre um Nordeste de outrora e o contexto contemporâneo, no romance em questão, o estudo se debruça sobre as questões referentes à revisão da memória e da narrativa histórica sertaneja, aos trânsitos de pessoas e às hibridações culturais, tendo em vista as relações paradoxalmente homogeneizantes e contraditórias que a entremeiam.

Abstract: 

 
This work focuses in the study of Nordeste images present in the novel Galiléia (2008), by Ronaldo Correia de Brito, and the way these images are related to national consciousness with the crystallized images on the region and issues that underlie territories and identities reconfigurations in contemporary society. It got started with the comprehension of Brazilian Northeast as a set of images and discourses, product of repetition, sometimes exhausting, on scenes that are outlined, mainly through artistic production, emerging in a particular historical period: the beginning of the 20th century. Such discourses produced the idea of a “done” Northeast, well defined and easily recognizable, trying to encompass a multiplicity of subjectivities in an identity apparently uniform and determined through the territory sense. This work discusses how these discourses, which have been consolidated on the Northeast area, reappear in Galiléia (2008) tied with other ones that allow the redefinition of the region, no longer understood as a space merely inscribed in nature, but from its historic and political character delineated by cultural representations. The analysis points to the existence of these discourses remodeling, which imply in forceful disruption strategies of naturalization on the Northeast. Investigating the discursive confluence between a Northeast of an old and a contemporary context, the novel studied, this study focuses on issues relating to the revision of memory and historical narrative from sertão, people transit and cultural hybridization, in view of relations paradoxically both homogenizing and contradictory that intermingle them.

Data: 
Wednesday, 23 May, 2012 - 14:00