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MUITO ALÉM DE SOBREVIVENTES: MULHER E FAMÍLIA NAS NARRATIVAS DE LYA LUFT

Nome do autor: 
LORIANA MARIA MOURA FERREIRA SANTOS
Nome do orientador: 
IVIA IRACEMA DUARTE ALVES
Banca: 
ALVANITA ALMEIDA SANTOS CARLA PATRICIA BISPO DE SANTANA IVIA IRACEMA DUARTE ALVES
Resumo: 

A mulher e seu papel na família tradicional patriarcal em decadência estão no palco das narrativas ficcionais de Lya Luft. Diante dos padrões que aprisionam tradicionalmente os sujeitos, elas formam uma legião de perdedoras. O presente texto tem como objetivo analisar as constituições familiares nos romances de Lya Luft a partir das perspectivas feministas. Sabendo que a instituição familiar é um espaço de controle social e cultural, pretende-se entender como as personagens luftianas se engendram nestes espaços patriarcalistas. A partir dos modelos pré-estabelecidos para cada sexo, as mulheres estão condicionadas a padrões de comportamento caracterizados como naturais, tais como a maternidade e o cuidado. Neste âmbito, a família é de fundamental importância na padronização do comportamento feminino. Mergulhadas em suas funções sociais historicamente construídas, as personagens de Lya Luft sofrem duplamente: por não cumprirem com seu destino e por não o aceitarem. Desta forma, são analisadas aqui as seis primeiras produções narrativas – As parceiras, A asa esquerda do anjo, Reunião de família, O quarto fechado, Exílio e A sentinela  e a sua mais recente publicação, de 2012, O tigre na sombra. Para tal intento, lança-se mão dos postulados teóricos feministas e literários.

Palavras-chave: Mulher. Família. Sistema patriarcal. Gênero.

Abstract: 

The woman and her role in traditional patriarchal family in decay are in the stage of fictional narratives of Lya Luft. Given the patterns that traditionally arrest the subjects, they form a legion of losers. This paper aims to analyze the family constitutions in the novels of Lya Luft from feminist perspectives. Knowing that the family institution is a social and cultural control of space, we intend to understand how luftianas characters are engendered in these patriarchal spaces. From the pre-established models for each sex, women are conditioned to patterns of behavior characterized as natural, such as maternity and care. In this context, the family is of fundamental importance in the standardization of female behavior. Immersed in its social functions historically constructed, the characters of Lya Luft suffer twice: for not meeting your destination and not accept it. Thus, are analyzed here the first six narratives productions  Partner, The angel left wing, Family reunion, The closed room, Exile and the sentinel  and his most recent publication, 2012, The tiger in the shade. For this purpose, launches hand of feminist literary and theoretical postulates.

Keyword: Woman. Family. Patriarchy. Gender.

Data: 
Tuesday, 12 May, 2015 - 10:15