Explora-se o tema Teatro e Censura para a qual se propõe a edição e a leitura da linguagem proibida no texto teatral censurado Malandragem Made in Bahia, de Antonio Cerqueira. Aborda-se a dramaturgia de Antonio Cerqueira, com destaque para a sua produção e papéis assumidos pelo dramaturgo, ao longo da carreira, além do arquivo por este organizado. Examina-se a relação do referido autor com a censura, e, por conseguinte, o processo censório do texto selecionado. No terreno da Filologia, valendo-se dos procedimentos metodológicos da Crítica Textual e da Sociologia do texto, pretende-se editar o texto, de modo a dar a ler uma das versões deste, investigando seus usos, promovendo uma leitura dos cortes efetuados pelo serviço de censura a qual o texto foi submetido. Partindo-se dos cortes efetuados, define-se a linguagem proibida, evidenciando o que pode ou não ser dito em determinado contexto. Oferece-se com este trabalho uma modesta contribuição para as pesquisas desenvolvidas no terreno da Crítica Textual.