Uma festa para Boris: tragicidade no teatro de Thomas Bernhard

Nome do autor: 
Moisés Oliveira Alves
Nome do orientador: 
Marlene Holzhausen
Banca: 
Marlene Holzhausen (UFBA) Cleise Furtado Mendes (PPGAC/UFBA) Cássia Dolores Costa Lopes (UFBA)
Resumo: 

Esboço teórico dos primeiros filósofos do trágico. A filosofia do trágico como um desejo da modernidade. A teoria do drama e sua geopolítica a partir de Hegel, Schelling e Goethe. O lugar do trágico na dramaturgia contemporânea e seus operadores de leitura. Schiller e Camus: estudo das diferenças entre o herói e o homem. Estudos sobre os sistemas de interpretação baseados nos pressupostos da teoria literária e psicanálise: Freud e Rosset. Os males do corpo e seus entrecruzamentos na ficção literária. O drama e seu encontro com outros pólos discursivos. Textos literários da filosofia e discussões filosóficas nos textos dramáticos, a partir de Nietzsche e Bernhard. Pressupostos teóricos sobre a força de atração do trágico na dramaturgia bernhardiana. Análise da peça Uma festa para Boris. O silêncio e a imobilidade como signos trágicos. A leitura teórica do universo dramático de Bernhard através da poética do herói moribundo. A rede afetiva de Bernhard e Beckett: dramaturgias do escombro, das miudezas e da escassez. Os desertos subjetivos das personagens como a realização de uma tragicidade. Os sistemas teóricos da modernidade e suas estratégias de criação.

Abstract: 

 
Theoretical outline of the first philosophers of tragic. The philosophy of tragedy as a desire of modernity. The theory of drama and its geopolitics from Hegel, Schelling and Goethe. The place of tragic in contemporary dramaturgy and its operators of reading. Schiller and Camus: study of the differences between the hero and the man. Studies on the interpretation systems based on assumptions of literary theory and psychoanalysis: Freud and Rosset. The evils of the body and their relation to the literary fiction. The drama and his meeting with other discursive points. Literary texts of philosophy and philosophical discussions in dramatic texts, from Nietzsche and Bernhard. Theoretical assumptions on the force of attraction of the tragic in Bernhard´s dramaturgy. Analysis of the paly A party for Boris. The silence and the stillness as tragic signs. The affective network of Bernhard and Beckett. The subjective deserts as characters in a tragedy. Theoretical systems of modernity and its strategies of creation.

Data: 
Friday, 9 March, 2012 - 14:00