A produção acadêmica de Cleise Mendes propõe uma releitura do conceito de catarse, especialmente quanto ao efeito da comédia. Partindo de expressivas referências teóricas, como Henri Bergson e Bertolt Brecht a proposta de Mendes é investigar a possibilidade de o gênero dramático ser mobilizador da integralidade do sujeito: razão e emoção, independentemente da modalidade de representação literária. Após a compreensão das concepções de catarse de Mendes, proponho uma leitura dialógica com sua própria produção ficcional dramática: a comédia Marmelada: uma comédia caseira e o drama Noivas. Suspeito, que uma melhor leitura das teorias de Mendes não decorre apenas dos textos acadêmicos, mas também que sua própria ficção pode dar pistas, suplementar o entendimento da catarse. Deste modo, a pesquisa ora apresentada tem o objetivo de confrontar e analisar conexões possíveis entre a teoria e dramaturgia de Cleise Mendes, sendo possível visualizar e compreender contaminações entre as instâncias de fala assumidas pela teórica. Com esta investigação, não pretendo defender que a ficção serve aos ideais teóricos, mas que a construção teórica de Mendes possibilita uma metodologia de leitura convergente e integrativa com a própria ficção. Portanto, este trabalho é a construção de uma leitura possível da ficção de Mendes, articulada e em diálogo com a produção teórico-acadêmcia da própria dramaturga.
The academic production of Cleise Mendes proposes a reinterpretation of the concept of catharsis, especially regarding the effect of comedy. Starting from significant theoretical references, such as Henri Bergson and Bertolt Brecht the proposed Mendes is investigating the possibility that the dramatic genre to be mobilizing the entirety of the subject: reason and emotion, regardless of the mode of literary representation. After understanding the concepts of catharsis Mendes, I propose a dialogical reading with his own production fictional drama, comedy Marmalade: a homemade comedy and drama Brides. I suspect that a better reading of the theories of Mendes does not stem only from academic texts, but also that his own fiction can give clues, further understanding of catharsis. Thus, the research presented here aims to collate and analyze possible connections between the theory and dramaturgy Cleise Mendes, it is possible to visualize and understand contamination between instances of
speech assumed by the theory. With this research, do not intend to argue that fiction serves the theoretical ideals, but that the theoretical construction of Mendes provides a method of reading and converging with the Integrative fiction. Therefore, this work is the construction of a possible reading of fiction Mendes, articulate and in dialogue with the production of their own theoretical from playwright.