No contexto social e histórico da ditadura militar, na Bahia, textos teatrais eram submetidos aos órgãos censórios, sendo avaliados por diferentes técnicos. No presente trabalho, propõe-se analisar o processo de construção dos textos teatrais censurados Aprender a nada-r e Anatomia das feras, de Nivalda Silva Costa, e editá-los. No campo dos estudos filológicos, conforme orientação das teorias de edição, que tomam os textos em perspectiva material e social, buscou-se apoio em outras ferramentas teóricas e metodológicas, sobretudo de crítica textual e de crítica genética, com o intuito de compreender o texto em seu processo de produção e de transmissão, levando-se em consideração a ação dos agentes mediadores, a dramaturga/diretora, o datilógrafo, os censores. Apresenta-se a edição dos textos selecionados em suporte papel e eletrônico. Justifica-se a realização desse trabalho pela possibilidade de oferecer à comunidade científica importante contribuição no que tange à prática editorial, oferecendo uma leitura de determinada escrita para o palco elaborada por uma mulher negra engajada com questões políticas, sociais e estéticas, permitindo-se pensar sobre a prática censória e sua consequência para produções teatrais baianas, bem como sobre a edição de textos teatrais.
In the social and historical context of the military dictatorship in Bahia, theatrical text were submitted to censorship and analyzed by a group of people of different fields. This work aim to analyze the creating process of the censored theatrical texts, Aprender a nada-r and Anatomia das feras by Nivalda Silva Costa, and edit. Under editing theories, the field of philology that observes the texts through a social and material perspective, took into consideration other theoretical and methodological tools - textual criticism and genetic criticism - so as to try to understand the text through its creating process and transmission considering: mediator´s action, the playwright/director, the typist and the censors. It is introduced the selected texts under electronic and paper support. This work is justified by the possibility of offering an important contribution of editorial practice to the scientific community. It also offers a certain reading perspective focused on the stage by a black woman whose work approches socio-political and esthetic issues allowing to reflect on censorship and its consequences of thetrical production of Bahia as well as edition of theatrical texts.