FALSOS MITOS E HERÓIS VENCIDOS EM O PAGADOR DE PROMESSAS E O BEM AMADO: DO TEXTO DRAMÁTICO PARA A TELA

Autor: 
DISLENE CARDOSO DE BRITO
Orientador: 
NOELIA BORGES DE ARAUJO
Banca: 
ANELISE REICH CORSEUIL; SILVIA MARIA GUERRA ANASTACIO; EDILENE DIAS MATOS; IGOR ROSSONI
Abstract: 
This doctoral thesis reflects the adaptation studies in order to see how dramatic texts are adapted to the cinema. The objects of analysis are the plays O Pagador de Promessas (1959) and O Bem-Amado (1962), written by Alfredo Dias Gomes and adapted to films, respectively, by the directors Anselmo Duarte (1962) and Guel Arraes (2010). The research has as main objective the analyze of the themes of loser heroes and false myths, as well as certain elements of narrative, in the transposition of dramatic text to the screen, considering the historical context of Brazil in the 1950s and 1960s. The plays belong to the "maturity" phase of the playwright. In the first play, we have the presence of the loser hero, represented by the character Ze-doBurro, and, in the second, Dias Gomes celebrates the false myths, in which we see a reflection on the myth and mystification in modern society, through characters-type. We consider in the study, the differences between media, the peculiarities of the language used, the historical context, as well as the circumstances of production in which dramatic texts and films are inserted. Here, we also present the cinematographic resources used by the directors in the process of adapting the source text to film, together with images of Brazil in the reviewed period. In addition, we use bibliographical studies to understand the process of adaptation alongside the studies of theater and cinema in Brazil, in order to grasp the artistic expressions produced in the country at that time that preceded the military dictatorship. Finally, we used the tools of structural narrative analysis, taking into account of Dias Gomes‘s dramatic construction, adapted to the cinema. From this theoretical framework, we undertook a comparative analysis of texts and films, weaving the narrative threads that bring both media and signaling points of each work. The research aims to appreciate the dramatic production by Dias Gomes and its film adaptation, highlighting the importance of the study to understand the representative cultural expressions of a nation.
Dias Gomes Theatre; Brazilian cinema; Film adaptation; False Myths and loser Heroes. Narrative

 

Resumo: 

Esta tese de doutorado reflete os estudos de adaptação e faz um recorte para dar conta do processo de adaptação de textos dramáticos para o cinema. O objeto de análise são as peças teatrais O Pagador de Promessas (1959) e O Bem-Amado (1962), do dramaturgo Alfredo Dias Gomes, adaptadas para o cinema, respectivamente, pelos diretores Anselmo Duarte (1962) e Guel Arraes (2010). A pesquisa tem como objetivo principal analisar a temática dos heróis vencidos e dos falsos mitos, bem como certos elementos da narrativa, na passagem do texto dramático para a tela, tendo em vista o contexto histórico do Brasil das décadas de 1950 e 1960. As peças pertencem à fase de ―maturidade‖ do dramaturgo. Na primeira peça, temos a presença do herói vencido, representado pelo personagem Zé-do-Burro, e, na segunda, Dias Gomes celebra os falsos mitos, na qual percebemos uma reflexão acerca do mito e da mistificação na sociedade moderna, através de personagens-tipo que a compõem. Consideramos, no estudo, as diferenças entre mídias, as particularidades da linguagem utilizada, o contexto histórico e as circunstâncias de produção nos quais estão inseridos textos dramáticos e filmes. Apresentamos, também, os recursos cinematográficos utilizados pelos diretores no processo de adaptação dos textos fonte para o cinema, bem como as imagens de Brasil do período em análise, presentes nas peças e respectivos filmes. Todos os elementos da pesquisa, aqui apresentados, foram analisados à luz de teóricos que estudam a temática do herói e do mito nos signos da cultura, notadamente na literatura e no cinema. Além disso, recorremos a estudos bibliográficos sobre o processo de adaptação e estudos acerca do teatro e do cinema no Brasil, os quais nos ajudaram a compreender as expressões artísticas produzidas no país no período que antecedeu a Ditadura Militar. Por fim, utilizamos as ferramentas da análise estrutural da narrativa, a fim de compreender a construção narrativa dos textos dramáticos de Dias Gomes, adaptados para o cinema. A partir desse arcabouço teórico, empreendemos uma análise comparativa, cotejando texto dramático e filme, tecendo os fios narrativos que aproximam ambas as mídias e sinalizando pontos de cada obra. A pesquisa visa à valorização da produção dramática de Dias Gomes e respectivos adaptadores, mostrando a importância desse estudo na compreensão das expressões culturais representativas de uma nação.

Teatro de Dias Gomes; Cinema brasileiro; Adaptação cinematográfica; Falsos Mitos e Heróis Vencidos. Narratividade

 

Data: 
quinta-feira, 11 Junho, 2015 - 00:30