Esta tese de doutorado reflete os estudos de adaptação e faz um recorte para dar conta do processo de adaptação de textos dramáticos para o cinema. O objeto de análise são as peças teatrais O Pagador de Promessas (1959) e O Bem-Amado (1962), do dramaturgo Alfredo Dias Gomes, adaptadas para o cinema, respectivamente, pelos diretores Anselmo Duarte (1962) e Guel Arraes (2010). A pesquisa tem como objetivo principal analisar a temática dos heróis vencidos e dos falsos mitos, bem como certos elementos da narrativa, na passagem do texto dramático para a tela, tendo em vista o contexto histórico do Brasil das décadas de 1950 e 1960. As peças pertencem à fase de ―maturidade‖ do dramaturgo. Na primeira peça, temos a presença do herói vencido, representado pelo personagem Zé-do-Burro, e, na segunda, Dias Gomes celebra os falsos mitos, na qual percebemos uma reflexão acerca do mito e da mistificação na sociedade moderna, através de personagens-tipo que a compõem. Consideramos, no estudo, as diferenças entre mídias, as particularidades da linguagem utilizada, o contexto histórico e as circunstâncias de produção nos quais estão inseridos textos dramáticos e filmes. Apresentamos, também, os recursos cinematográficos utilizados pelos diretores no processo de adaptação dos textos fonte para o cinema, bem como as imagens de Brasil do período em análise, presentes nas peças e respectivos filmes. Todos os elementos da pesquisa, aqui apresentados, foram analisados à luz de teóricos que estudam a temática do herói e do mito nos signos da cultura, notadamente na literatura e no cinema. Além disso, recorremos a estudos bibliográficos sobre o processo de adaptação e estudos acerca do teatro e do cinema no Brasil, os quais nos ajudaram a compreender as expressões artísticas produzidas no país no período que antecedeu a Ditadura Militar. Por fim, utilizamos as ferramentas da análise estrutural da narrativa, a fim de compreender a construção narrativa dos textos dramáticos de Dias Gomes, adaptados para o cinema. A partir desse arcabouço teórico, empreendemos uma análise comparativa, cotejando texto dramático e filme, tecendo os fios narrativos que aproximam ambas as mídias e sinalizando pontos de cada obra. A pesquisa visa à valorização da produção dramática de Dias Gomes e respectivos adaptadores, mostrando a importância desse estudo na compreensão das expressões culturais representativas de uma nação.