CICATRIZES DA PERMANÊNCIA: RESISTÊNCIA E TESTEMUNHO NA ESCRITA DE CHARLOTTE DELBO E LARA DE LEMOS

Autor: 
EVILA DE OLIVEIRA REIS SANTANA
Orientador: 
IGOR ROSSONI
Banca: 
LÍVIA MARIA NATÁLIA DE SOUZA SANTOS Docente MARIA ANTÔNIA RAMOS COUTINHO Participante Externo CINARA FERREIRA PAVANI Participante Externo MARLENE HOLZHAUSEN Docente
Abstract: 

For this work was selected corpus of works of Charlotte Delbo, French writer and Lara de Lemos, Brazilian writer. In these works we discuss the relationship of literature with violence of State, taking the background of the reality of the Second World War, contextualized by the Nazis Camp, and Civil-Military Dictatorship in the instance of the prisons that have spread throughout Brazil. These events are responsible for writing birth marked by the sign of violence and therefore resistant to formal representation. The selected works differ according to gender: one is hybrid narrative, and other dress up by lyricism and it is written in different languages, if need be adopted comparative nature methodology. The discussion is moving in the direction to highlight the essence of strength and testimony, identifying the protocols of representation and revisit memories present in the writings of writers. Resistance can be active and passive action, which may be manifested objectively in the armed struggle and subjectively in the clash of ideas. Investigations of testimony have picked up after the Second World War with the research of the narratives of those who escaped the lager, the testimony, and competes with the testimonio in Latin America. The testimony can be conceptualized as testis and superstes. The write trauma sets in the representation of the traumatic memory of political prisoners poets damaged by suffering and can act as resistance, testimony and resilience guardian.

Keyword:

Literature and resistance;Literature and testimony. Charlotte Delbo. Lara de Lemos. Comparative literature.

Resumo: 

Para este trabalho foi selecionado corpus das obras de Charlotte Delbo, escritora francesa e Lara de Lemos, escritora brasileira. Nestas obras discute-se a relação da literatura com a violência de Estado, tomando como pano de fundo a realidade da Segunda Guerra mundial, contextualizada pelos campos nazistas, e da Ditadura Civil-Militar na instância das prisões que se espalharam pelo Brasil. Estes eventos são responsáveis pelo nascimento de escrita marcada pelo signo da violência e, por isso, arredia à representação. As obras selecionadas diferenciam-se quanto ao gênero: uma se constitui de narrativa híbrida, e outra prima pelo lirismo e são redigidas em idiomas diferentes, o que tornou necessário adotar-se metodologia de cunho comparativo. A discussão se encaminha no sentido de evidenciar a essência de resistência e testemunho, identificando os protocolos de representação e de revisita de memórias presentes nas escritas das escritoras. A resistência pode ser ação ativa e passiva, podendo ser manifesta objetivamente, como nas lutas armadas e subjetivamente no embate de ideias. As investigações sobre testemunho ganharam fôlego depois da Segunda Guerra mundial com as pesquisas dos relatos dos que escaparam do lager, e concorre com o testimonio na América Latina. O testemunho pode ser conceituado como testis e superstes. Escrever o trauma configura-se na representação da memória traumática dos poetas presos políticos avariados pelos supliciamentos, podendo funcionar como resistência, testemunho e tutor de resiliência.

Palavras-Chave:

Literatura e resistência;Literatura e testemunho. Charlotte Delbo. Lara de Lemos. Literatura comparada.

Data: 
segunda-feira, 4 Abril, 2016 - 10:30