A Crítica Filológica nas Tessituras Digitais: Arquivo Hipertextual e Edição de Textos Teatrais de Jurema Penna V.1

Autor: 
ISABELA SANTOS DE ALMEIDA
Orientador: 
ROSA BORGES DOS SANTOS
Banca: 
ALVANITA ALMEIDA SANTOS MARIA DA GLORIA BORDINI MARCOS ANTONIO DE MORAES CASSIA DOLORES COSTA LOPES
Abstract: 

En el ejercicio filológico de editar la dramaturgia de Jurema Penna nos encontramos frente e un cambio intenso llevado a cabo en estos textos. Estas son intervenciones hechas por el dramaturgo u otros sejetos y nos revelan aspectos de su preparacion, transmision, circulacion y recepcion. La construccion de un producto editorial para este complejo conjunto documental en suporte papel traeria limitaciones para integracion de las informaciones presentadas alli. A causa de esas caracteristicas, defendemos el uso del suporte digital para presentar la edicion de la dramaturgia de Jurema Penna, pues permite traer los resultados de nuestro trabajo de manera relacional, integrada, flexible y legible. En el intento de componer un archivo hipertextual, hemos seleccionado dos textos de la dramatugia de Jurema Penna: Iemanja - rainha de Aioca, O bonequeiro Vitalino ou Nada é impossível aos olhos de Deus e das crianças. Para la preparacion de la edicion, fue necesario entender la especificidad del texto teatral como un objeto de escenificacion y de lectura, asi como la utilizacion de los medios digitales en la preparacion de ediciones. El corpus fue sometido al metodo filologico y luego hemos comprehendido que presentarlo solo en una edicion critica seria insuficiente para mostrar a los lectores la riqueza de este conjunto de documentos. Por la tanto, se opto por realizar, para cada texto, tres tipos de edicion: una edicion facsimil, una edicion sinoptica y una edicion critica dispuestas en un archivo hipertextual, en volumem digital. Añadimos a este las ediciones de Negro amor de rendas brancas e Bahia livre exportação, presentadas por esta investigadores, en suporte papel, en su disertacion de master. Este conjunto nos da a conocer la Bahia de los años 1970. Para entender el contexto, desarrollamos una lectura de estas representaciones, que integran diversos aspectos de la cultura bahiana amalgamados en las experiencias de los soteropolianos. A través de este estudio, fue posible elaborar propuestas para la edicion que nos han permitido evidenciar la diversidad de textos y materiales asociados a esta producccion dramaturgica. El uso de los medios digitales, por lo tanto, fue importante por activar el editor para construir su labor interpretativa de un modo integrado y relacional, que le permite desarrollar y compartir sus lecturas a través de lo que engendra las tesituras del medio digital.

 

Keyword: Dramaturgia de Jurema Penna. Crítica Textual. Arquivo hipertextual.

 

Resumo: 

Durante o exercício filológico de editar a dramaturgia de Jurema Penna, deparamo-nos com uma intensa modificação empreendida nesses textos. tratam-se de intervenções de cunho autoral e não autoral, que dão a conhecer aspectos da sua elaboração, transmissão, circulação e recepção. A construção de um produto editorial para esse conjunto documental em suporte papel acarretaria em limitações à integração dos diversos aspectos presentes nesses textos. Em virtude dessas características, defendemos o uso do meio digital para apresentar a edição da dramaturgia de Jurema Penna, sob a forma relacional, integrada, flexível e legível. A fim de compor o arquivo hipertextual, selecionamos dois textos da dramaturgia de Jurema Penna, a saber: Iemanjá - rainha de Aiocá, O bonequeiro Vitalino ou Nada é impossível aos olhos de Deus e das crianças. Para a elaboração da edição, foi preciso compreender as especificidades do texto teatral como objeto de encenação e de leitura, bem como o uso do meio digital na edição crítica seria insuficiente para mostrar aos leitores a riqueza desse conjunto documental. Realizamos, então, para cada texto, três tipos de edição: uma edição fac-similar, uma edição sinóptica e uma edição crítica, dispostas em um arquivo hipertextual a edição crítica dos textos, apresentando em volume digital. Acrescentamos ao arquivo hipertextual a edição crítica dos textos Negro amor de rendas brancas e Bahia livre exportação, editados na dissertação de mestrado desta pesquisadora, em suporte papel. Reunidos, esses quatro textos dão a conhecer uma Bahia dos anos 1970. A fim de entender tal contexto, desenvolvemos uma leitura dessas representações, que integram aspectos diversos da cultura baiana, amalgamados nas vivências dos soteropolitanos. Por meio do estudo realizado, foi possível elaborar propostas de edição que permitiriam evidenciar a diversidade de materiais associados à produção dramatúrgica de Jurema Penna. O uso do meio digital, portanto, possibilitou ao editor construir o seu trabalho interpretativo de uma forma integrada e relacional, permitindo-lhe elaborar e compartilhar suas leituras por meio das tessituras que o meio digital engendra.

Palavras-Chave: Crítica textual. Dramaturgia baiana. Jurema Penna. Arquivo hipertextual.

 

Data: 
terça-feira, 2 Setembro, 2014 - 15:00