Error message

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

EDUCAÇÃO AFETIVA E TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO EM CONTOS DE MILTON HATOUM

Nome do autor: 
Evelin Balbino Do Nascimento
Nome do orientador: 
Mirella Márcia Longo Vieira Lima
Resumo: 

O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns contos que integram o livro A cidade Ilhada, de Milton Hatoum (2009), com o intuito de perceber, no tratamento dedicado a Lavo, narrador-personagem dos contos em questão, uma trajetória de formação problemática. Lavo, narrador-personagem do romance Cinzas do Norte (2005), retorna às linhas de Milton Hatoum em seu livro de contos, tendo agora trechos de sua intimidade expostos. O trabalho se volta para Os anos de formação de Wilhelm Meister, de Goethe, para comentar aspectos deste molde narrativo inscritos nas linhas de Milton Hatoum. As primeiras experiências emocionais de Lavo legaram-lhe um modelo problemático de relações afetivas. Voltando para a cidade da infância, o narradorpersonagem busca reconstruir os eventos que talvez expliquem desacertos posteriores. Além disso, parte do texto volta suas lentes para a função dos professores no processo de formação dos indivíduos. Partindo da análise de A educação dos sentidos, de Peter Gay, o trabalho procura tecer uma leitura acerca de alguns aspectos da maturação emocional de Lavo e dos ritos iniciatórios que marcaram sua vida sexual.

 

Palavras-chaves: processo de formação; relações afetivas; professores

Abstract: 

This paper aims to analyze some stories that make up the book A cidade Ilhada, by Milton Hatoum (2009), in order to understand, in the treatment dedicated to Lavo, character-narrator of the tales in question, a course of a problematic maturation. Lavo, character-narrator of the novel Cinzas do Norte (2005), returns to Milton Hatoums
lines in his book of short stories, now seeing portions of his intimacy exposed. The work turns to
Os anos de formação de Wilhelm Meister, Goethe, to discuss aspects of his narrative mold inscribed in the lines of Milton Hatoum. Lavos first emotional experiences bequeathed to him a problematic model of relationships. Returning to his hometown, the narrator-character seeks to reconstruct the events that may explain later mistakes. In addition, some of the text turn their lenses to the role played by teachers in the educational process of individuals. Based on the analysis of A educação dos sentidos, by Peter Gay, the work intends to weave a reading about some aspects of Lavos emotional maturing and the initiatory rites of his sex life.

Keywords: maturation; relationships; teachers.

Data: 
Monday, 10 June, 2013 - 18:00