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Da ironia como crítica social nas obras de Bernardo Santareno e Nelson Rodrigues

Nome do autor: 
Solange Santos Santana
Nome do orientador: 
Márcio Ricardo Coelho Muniz
Banca: 
Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA) André Luis Gomes (UnB) Luciene Lages Silva (UFBA)
Resumo: 

Esta dissertação guia-se pelo objetivo de se estudar, em perspectiva comparatista, a ironia nas obras dos dramaturgos Bernardo Santareno e Nelson Rodrigues. Busca-se demonstrar em que medida esta estratégia se manifesta em seus textos dramáticos e quais os elementos que a constituem como um princípio estruturador de suas obras, para, assim, poder analisar o diálogo existente entre suas criações dramáticas. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a ironia é tanto um elemento estruturante dos textos quanto um modo (literário, retórico, discursivo e ideológico) de representação da realidade, que se configura com a apresentação dramática ativa de como cada autor observa as relações sociais, dá vida às personagens e discute seu mundo. Nesse sentido, optamos por selecionar um corpus de análise que abrange o mesmo período histórico, com temáticas que se aproximam: A Promessa (1957) e O pecado de João Agonia (1961), de Santareno, e Perdoa-me por me traíres (1957) e O beijo no asfalto (1961), de Rodrigues, sem deixar, entretanto, de, com maior ou menor destaque, aludir a outros textos destes dramaturgos. Tomamos como principal instrumental de leitura e análise a concepção de ironia tal qual expressa por Linda Hutcheon (2000), considerando que os textos ilustram um modo de excelência de utilização da ironia como arma de denúncia e desvelamento social. Ademais, buscaram-se subsídios na correlação estabelecida por Beth Brait (2008) entre ironia e polifonia, entre outros teóricos que trataram do tema e nos ajudaram a melhor entender os textos dramáticos em foco. Ao fazer a análise comparativa entre as obras de Bernardo Santareno e Nelson Rodrigues, percebeu-se que os dramaturgos recorrem à ironia para discutir o estilhaçamento das relações sociais, culturais e ideológicas. A ironia surge em suas atitudes avaliadoras, em seus pontos de vista críticos e provocadores como parte de um processo comunicativo discursivo e literário. Ao conceberem a dramaturgia como instrumento questionador da ordem vigente, dos códigos de conduta e das estratégias repressivas, os dramaturgos se aproximam, essencialmente, porque possibilitam a tomada de consciência face às realidades sócio-históricas.

Abstract: 

 
The purpose of this dissertation is to study through comparative perspective, the irony within the works of playwrights Bernard Santareno and Nelson Rodrigues. It aims to display the extent to which this strategy is manifested in their dramatic texts and which are the elements that define such strategy as a structuring principle of their works. In this manner, we’ll be able to analyze the noticeable dialogue which takes place between their dramatic creations. To do so, we take into account the assumption that the irony is a structural element of the texts as well as a way (literary, rhetorical, discursive and ideological) of reality representation, which shapes itself with the active dramatic presentation of how each author perceives social relationships, gives life to the characters and discuss his world. Thus, we chose to select a corpus of analysis which covers the same historical period, and approach topics that relate to each other: A Promessa (1957) and O pecado de João Agonia (1961), by Santareno, and Perdoa-me por me traíres (1957) and O beijo no asfalto by Rodrigues, while, with greater or lesser emphasis, we allude to other texts of these playwrights. We take as the main reading and instrument of analysis the concept of irony expressed by Linda Hutcheon (2000), considering that the texts brilliantly illustrate the use of irony as a weapon of social denouncement and disclosure. Following, we sought to find support on the correlation between irony and polyphony established by Beth Brait (2008), and other theorists who dealt with the present issue and helped us to better understand the dramatic texts in focus. While making the comparison between the works of Bernard Santareno and Nelson Rodrigues, it was noticed that the playwrights turn to irony when discussing the shattering of social, cultural and ideological relationships. The irony emerges in their evaluative attitudes, and their critical and challenging point of views as part of a literary and discursive communicative process. When they conceive dramaturgy as an inquiring tool of the order in vigor, which questions codes of behavior and repressive strategies, playwrights come closer to each other, essentially because they make possible the awakening of awareness in the face of historical and social facts.

Data: 
Tuesday, 6 March, 2012 - 22:00