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RÉQUIEM DAS ALMAS: RECONSTITUIÇÃO DE POSSIBILIDADES DISCURSIVAS SOBRE A PERFORMANCE DE ENCOMENDAR ALMAS NA CIDADE DE SANTANA- BA

Nome do autor: 
ANA LUISA DIAS LAURIA
Nome do orientador: 
ALVANITA ALMEIDA SANTOS
Banca: 
ALVANITA ALMEIDA SANTOS SUZANE LIMA COSTA SILVIO ROBERTO DOS SANTOS OLIVEIRA
Resumo: 

Réquiem das Almas: reconstituição de possibilidades discursivas sobre a performance de Encomendar Almas na cidade de Santana – Ba dedica-se à inventariação da performatividade intrínseca à Encomendação de Almas – ritual funerário dedicado àqueles que se encontram em desassossego post-mortem. Trata-se de uma prática penitencial em prol das almas em desamparo que, na cosmovisão da Cristandade ocidental, só encontram a misericórdia divina através da intervenção dos viventes que rogam pelo alívio de suas penas. Circunscrita à linha de pesquisa Documentos da Memória Cultural, a dissertação propõe que, para inventariar a cerimônia em questão (e, por conseguinte, as potencialidades interpretativas que nela se inscrevem), fez-se necessária (para além da construção dos aspectos descritivos) uma especial ênfase nos investimentos subjetivos dos sujeitos envolvidos, bem como na ficcionalidade que atravessa ambas as narrativas: a da Encomendação e a que aqui se apresenta. Nesse entendimento, a metodologia, em consonância com o caráter multidisciplinar adotado pela pesquisa, baseia-se no modelo etnográfico de observação participante cuja aplicabilidade resultou no cruzamento entre as histórias de vida (narrativas autobiográficas), o contexto sociocultural no qual as Encomendadeiras transitam e a inventariação do experimento poético por elas protagonizado. Diante do tabu contemporâneo que envolve o morrer, o qual aciona as mais diversas estruturas cerimoniais nas sociedades humanas, ocorre a problematização de como as Encomendadeiras se apropriam, simbolicamente, da morte e, ao fazê-lo, como a representam. A crítica interna que costura as significações alegóricas da voz no ato da Encomendação ancora-se nos estudos performáticos de Paul Zumthor e ocupa-se em identificar a dinamicidade do texto, haja vista que o mesmo é um sistema autorregulável que cria zonas de significação imediatas quando de sua narratividade. A ampliação da percepção da literatura – que não é produção escrita, tão somente, mas textualidade – explora modalidades outras do campo literário abrangendo as dimensões oral, acústica, visual, e, ao ponto que mais interessa, a comunhão de linguagens que orbita em torno da dimensão performática da Encomendação. De forma circular, o passado que antecedeu os gestos rituais estruturantes da Encomendação é permanentemente vivificado quando da execução da performance, através da qual o encantamento das palavras entoadas pelas vozes que reivindicam a misericórdia divina é capaz de redimir as almas de suas privações e estancar-lhes o sofrimento. A resolução e/ou compensação psíquica diante da irredutibilidade da morte apresenta-se como um dos principais contributos da rede de solidariedade tecida entre as Encomendadeiras e as almas.

Encomendação de Almas. Performance. Etnografia. Tabu da morte.

 

Abstract: 
Requiem of the Souls: A reconstitution of discursive possibilities on the Dispatching of Souls performance in the city of Santana – Ba aims to inventory the performativity intrinsic to the Dispatching of Souls - a funerary ritual dedicated to those souls in a state of unrest in the post-mortem. It is a penitential practice for the sake of the helpless souls which, according to the western Christendom general understanding, can only find divine mercy through the intervention of the living, who pray for the relief of their penance. Under the Documentos da Memória Cultural line of research, this work proposes that in order to inventory the ceremony at hand (and by doing so also its interpretive potentialities), a special emphasis (besides the construction of its descriptive aspects) was given to the subjective investments by the subjects involved, as well as to the fictionality that permeates both narratives: that of the dispatching of souls itself and the one herein contained. Grounded on this understanding, methodology - in accordance with the multidisciplinary character adopted in the research - is based upon the participant observation ethnographic model, its applicability having resulted in the crossover between life stories (autobiographical narratives), the sociocultural context whithin which those transit and the inventory of the poetic experiment carried out by them. Faced with the contemporary taboo enveloping death, which triggers many of the cerimonial structures in human societies, occurs the problematization regarding how the Soul Dispatchers symbolically appropriate death and, by doing so, how they choose to represent it. The internal critique that sews together the allegorical significations of the voice in the enactment of the dispatching is anchored in Paul Zumthor’s studies on performance and aims at identifying the text’s dynamicity, it being a self-regulatory system which creates immediate signification zones in its narrativity. The enlargement of perception in literature - considering not simply written text but textuality itself - explores different modalities of the literay field encompassing dimensions that are verbal, acoustic, visual and more importantly the communion of such languages orbiting the dispatching’s performatic dimension. In a circular way, the past predating the structuration of the dispatching’s ritual gestures is permanently vivified whenever those are performed and through them the enchantment of the words uttered by voices that claim for divine mercy has the ability to move the souls away from their deprivation and to stanch their suffering. Closure and/or psychological compensation in the face of death’s irreductibility presents itself as one of the main contributions of the solidarity network woven between the Dispatchers and the souls.
Dispatching of Souls. Performance. Ethnography. Death taboo.

 

Data: 
Monday, 21 July, 2014 - 16:30