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O extremo do possível em Rútilo Nada: uma síntese concêntrica em Hilda Hilst

Nome do autor: 
Alexandre Santos Ribeiro Coutinho
Nome do orientador: 
Lígia Guimarães Telles
Banca: 
Lígia Guimarães Telles (UFBA) Aleilton Fonseca (UEFS) Sandro Santos Ornellas (UFBA)
Resumo: 

 
Este trabalho procura identificar as principais características que compõem a poética hilstiana, tanto no que condiz ao espaço literário ou ao espaço extrínseco a ele, acreditando que o conto Rútilo Nada seja capaz de sintetizar as constantes e produzir diálogos com outros textos da autora. Ao levantar as repetições de estilo e caracteres, discutimos o que se configura enquanto texto clássico dentro da poética da autora e o que mantém uma discussão no entorno do cânone literário brasileiro. O estudo investiga afetos e características estilísticas contidas em sua prosa poética, que mantém uma relação direta com os outros gêneros literários trabalhados pela autora (o romanesco, o poético e o dramático) e possíveis leituras do divino, do pai e do escritor. Abordaremos o erotismo e o amor no que eles têm de movimentadores da escritura e os problemas da representação literária em sua literatura. O extremo está ligado diretamente à prosa como espaço capaz de agregar todos os outros gêneros, além de ser um testemunho de sua experiência mais radical enquanto escritora.

Abstract: 

 
 
This study aims to identify the main characteristics that compose the poetic writing of Hilda Hilst, whether inside or outside the literary space, using the tale Rútilo Nada to synthesize and to produce a dialogue with her other texts. By considering the patterns in style and characters, we discuss what is seen as one of her classic poetic texts, which maintains a discussion about the canon of Brazilian literature. This study investigates stylistic features in her poetic writing that have a direct relationship with the other genres in which the author worked (novel, poetry, and drama) and possible readings of the divine, of the father, and of the writer. We will discuss eroticism and love as driving forces of the writing as well as the problems of literary representation in her literature. The extreme is directly linked to the prose as a space capable of bringing together all the other genres, in addition to being a testimony of her most radical experience as a writer.

Data: 
Friday, 4 May, 2012 - 14:00