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Edição e Crítica Filológica de Pau e Osso S/A do Amador Amadeu: O Teatro Amador em Cena

Nome do autor: 
CARLA CECI ROCHA FAGUNDES
Nome do orientador: 
ROSA BORGES DOS SANTOS
Banca: 
ROSA BORGES DOS SANTOS ELIANA CORREIA BRANDAO GONCALVES CASSIA DOLORES COSTA LOPES
Resumo: 

No âmbito da dramaturgia baiana, produzida durante a década de 1970, período em que a sociedade vivia, politicamente, sob regime ditatorial, destaca-se a atuação dos grupos de teatro amador. Imbuídos de uma ideologia que privilegiava a abordagem de temas relacionados à crítica social, tais grupos lutavam pela popularização da arte teatral. Nesse contexto, apresenta-se o Amador Amadeu, grupo atuante na Bahia, entre 1975 e 1978. Fazem parte da produção dramatúrgica do grupo os textos teatrais Pau e Osso S/A, Gran Circo Raito de Sol ou Gran Circo Latino Americano e O Cabaret O Segredo de Laura apresenta: Xô, galinha show. Desse dossiê, recortou-se para edição e estudo o texto Pau e Osso S/A. Desse modo, neste trabalho, em perspectiva filológica, na vertente da Crítica Textual, buscou-se editar e examinar os processos de produção, transmissão e circulação de Pau e Osso S/A, analisado como processo e produto de determinada configuração sóciohistórica, política e cultural, lendo, na trama do texto, o teatro amador. Como resultado da pesquisa, têm-se a edição interpretativa e o estudo crítico do texto selecionado, o que possibilita a reflexão acerca da prática censória e de suas consequências para a produção dramatúrgica baiana.

Filologia. Crítica Textual. Teatro Amador. Texto Teatral Censurado.

 

Abstract: 
Under the dramaturgy produced in Bahia during the decade of 1970, period where society lived, politically, during the dictatorial regime, is noteworthy the action of amateur theater groups. Imbued for an ideology that favored the approach of themes related to social criticism, such groups fought for the popularization of the dramatic art. In this context, it highlights the Amador Amadeu, an active group in Bahia, between the years of 1975 and 1978. It is part of the drama production of this group the theatrical texts Pau e Osso S/A (1975), Gran Circo Raito de Sol ou Gran Circo Latino Americano (1976) and O Cabaret O Segredo de Laura apresenta: Xô, galinha show (1978). From this dossier we extracted the text Pau e Osso S/A for edition and study. Thereby, on this work, in a philological perspective, on the branch of Textual Criticism, we sought editing and examining the processes of production, transmission and circulation of Pau e Osso S/A, analyzed as process and product of certain socio historical, political and cultural configuration, reading, on the text’s web, the amateur theater. As a result of this research, we have the interpretative edition and the critical study of the selected text, allowing a reflection about the censorial practice and its consequences for the dramaturgic production from Bahia.
Philology. Textual Criticism. Amateur Theater. Censored Theatrical Text.

 

Data: 
Thursday, 20 March, 2014 - 16:30