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Sob o signo da posse: o tramado interdiscursivo na lírica de Maria Lúcia Dal Farra

Nome do autor: 
Ivo Falcão da Silva
Nome do orientador: 
Lígia Guimarães Telles
Banca: 
Lígia Guimarães Telles Verbena Maria Rocha Cordeiro Antonia Torreão Herrera
Resumo: 

 
O presente trabalho discute a interdiscursividade na lírica da escritora paulista de Botucatu, Maria Lúcia Dal Farra, com destaque para a sua segunda coletânea de poemas, publicada em 2002, o Livro de Possuídos. Inicialmente, rastreamos o perfil autoral da poetisa, levando em consideração as suas múltiplas atuações: docente, crítica, intelectual e ficcionista. Nesse momento, observamos por meio de entrevistas, depoimentos, textos teóricos e poesias como os vários discursos da escritora estão entrecruzados em suas diferentes produções. No segundo momento da dissertação, adentrando com maior acuidade em nosso objeto de pesquisa eleito, o Livro de Possuídos, apresentamos os trânsitos intertextuais que estão presentes entre a obra da escritora e a do poeta latino Virgílio. Além disso, na seção desse livro denominada Vergilianas, levamos em conta também o diálogo que é estabelecido com a tradição literária, uma postura da poetisa em revisar os discursos do passado e imprimir outras possibilidades de leitura. Na última parte da dissertação, focalizamos a relação entre poesia e pintura, considerando as interlocuções presentes entre essas duas linguagens. A poetisa, ainda no referido livro, apropria-se de algumas obras plásticas dos artistas Gustav Klimt e Vincent Van Gogh (nomes que dão título aos últimos dois blocos da referida publicação) para construir os seus textos poéticos. Com isso, pode-se perceber que a poesia de Dal Farra utiliza dos diálogos entre textos e imagens para, além de reler a tradição, expor o seu pensamento sobre a arte e a literatura.

Abstract: 

 
This paper discusses the interdiscursivity in Maria Lúcia Dal Farra’s lyrics, who is a writer born in São Paulo, and it feature her second collection of poems, published in 2012, Livro dos
possuídos. Initially, we tracked her poet authorial profile, taking into account her multiple performances as a teacher, critic, novelist and intellectual. In this moment, we observed thought interviews, declarations, theoretical texts and poetry, how the several discourses of the writer are intersected in her different productions. In the second moment of the dissertation, entering more acuity in our research object elected, Livro dos Possuídos, we presented the intertextual influences between the opus of the writer and the Latin poet, Virgílio. Besides, in the section of the book named Vergilianas, we also considerate the dialogue established with the literary tradition, which is an attitude of the poet to review the past speeches and create another reading possibility. In the last part of the dissertation, we concentrated in the relation between poetry and painting, considering the interlocution present in both languages. In the book mentioned, the poet appropriates some plastic arts of Gustav Klimt and Vincent Van Gogh to write her poetic texts (that’s why both artists names give tittle to the last two parts of the book). Therewith, it’s possible to notice that Dal Farra’s poetry uses the dialogues between text and images to reread the tradition and expose her thoughts about art and literature.

Data: 
Tuesday, 4 June, 2013 - 14:00